Origem
O cubismo é considerado um dos movimentos mais importantes
na história da arte moderna. Este movimento artístico tem seu surgimento no
século XX e é considerado o mais influente deste período. Com suas formas
geométricas representadas, na maioria das vezes, por cubos e cilindros, a arte
cubista rompeu com os padrões estéticos que primavam pela perfeição das formas
na busca da imagem realista da natureza. A imagem única e fiel à natureza, tão
apreciada pelos europeus desde o Renascimento, deu lugar a esta nova forma de
expressão onde um único objeto pode ser visto por diferentes ângulos ao mesmo tempo.
O marco inicial do Cubismo
ocorreu em Paris, em 1907, com a tela Les Demoiselles d''Avignon, pintura que
Pablo Picasso levou um ano para finalizar. Nesta obra, este grande artista
espanhol retratou a nudez feminina de uma forma inusitada, onde as formas
reais, naturalmente arredondadas, deram espaço a figuras geométricas
perfeitamente trabalhadas.
Tanto nas obras de Picasso, quanto nas
pinturas de outros artistas que seguiam esta nova tendência, como, por exemplo,
o ex-fauvista francês – Georges Braque – há uma forte influência das esculturas
africanas e também pelas últimas pinturas do pós-impressionista francês Paul
Cézanne, que retratava a natureza através de formas bem próximas às
geométricas.
Retrato de D. Kahnweiler, 1910,
nesta pintura Picasso retrata um amigo. A figura parece ter sido quebrada em
pequenos fragmentos- assim surgiu o nome CUBISMO.
Historicamente o Cubismo se
dividiu em duas fases: Analítico, até 1912, onde a cor era moderada e as formas
eram predominantemente geométricas e desestruturadas pelo desmembramento de
suas partes equivalentes, ocorrendo, desta forma, a necessidade de não somente
apreciar a obra, mas também de decifra-la, ou melhor, analisa-la para entender
seu significado. Já no segundo período, a partir de 1912, surge a reação a este
primeiro momento, o Cubismo Sintético, onde as cores eram mais fortes e as
formas tentavam tornar as figuras novamente reconhecíveis através de colagens
realizadas com letras e também com pequenas partes de jornal.
Na Europa está o maior número de
artistas que se destacaram nesta manifestação artística, entre eles os mais
conhecidos além dos precursores Pablo Picasso e Braque são: Albert
Gleizes, Fernand Léger, Francis Picabia,
Marcel Duchamp, Robert Delaunay, Roger de La Fresnaye, e Juan Gris.
Fases do Cubismo:
- Cubismo cézanniano (entre os
anos de 1907 e 1909) - é a fase que dá início ao Cubismo. Período marcado pela
forte presença das obras de Paul Cézanne.
- Cubismo Analítico (entre os
anos de 1910 e 1912) - fase marcada pela união dos trabalhos criados
separadamente por Picasso e Braque.
- Cubismo Sintético (entre os
anos de 1913 e 1914) - fase marcada pelo uso de formas decorativas e cores
marcantes.
Cubismo no Brasil
Somente após a Semana da Arte Moderna 1922 o movimento cubista ganhou terreno no Brasil. Mesmo assim, não encontramos artistas com características exclusivamente cubistas em nosso país. Muitos pintores brasileiros foram influenciados pelo movimento e apresentaram características do cubismo em suas obras. Neste sentido, podemos citar os seguintes artistas: Tarsila do Amaral,Anita Malfatti, Rego Monteiro e Di Cavalcanti.
Anita Malfati, por exemplo, foi alvo, em 1917, durante sua primeira mostra de uma dura crítica do então crítico de arte Monteiro Lobato, o qual afirmou que o trabalho da artista se deixava seduzir pelas vanguardas europeias, assumindo, segundo ele, "uma atitude estética forçada no sentido das extravagâncias de Picasso & Cia”. Por outro lado, para o crítico Nogueira Moutinho, em 1917, "Anita Malfati já escandalizava a paulicéia provinciana com sua exposição expressionista, e Lasar
Segall e Di Cavalcanti começavam a incomodar o conservadorismo vigente"(4). Ainda
segundo Moutinho, Tarsila do Amaral afirmou certa vez que o cubismo "é o
serviço militar da pintura", significando assim a importância que o estudo
rigoroso da composição e da forma tem para o artista plástico (5).Quando
Tarsila do Amaral esteve em Paris, passaram por seu ateliê artistas como: Eric
Satie, Jean Cocteau, Blaise Cendras, Léger, Lhote, Gleizes, o poeta franco-uruguaio
Jules Supervielle, o escritor ValéryLarbaud, o compositor Igor Stravinsky,
os quais eram lá encontrados ao lado dos brasileiros Paulo Prado,Oswald de
Andrade, Vila Lobos, Sousa Lima, Di Cavalcanti, Sergio Milliet ,Rubens Borba de
Morais, Brecheret e Anita Malfati. O cubismo foi um movimento que conseguiu
atingir todo o mundo. Hoje, existem trabalhos de cubistas norte-americanos,
cubistas mexicanos e cubistas brasileiros. Esta escola de pintura caracterizada
pela decomposição e geometrização das formas naturais num processo intelectual
arbitrário é hoje um dos movimentos artísticos mais conhecidos de todos os
tempos.
dePicasso & Cia".Por
outro lado, para o crítico Nogueira Moutinho, em 1917, "Anita Malfati já escandalizava
a paulicéia provinciana com sua exposição expressionista, eLasar Segall e Di
Cavalcanti começavam a incomodar o conservadoris movigente"(4). Ainda
segundo Moutinho, Tarsila do Amaral afirmou certa vez que o cubismo "éo
serviço militar da pintura", significando assim a importância que o estudo
rigoroso da composição e da forma tem para o artista plástico (5).Quando
Tarsila do Amaral esteve em Paris, passaram por seu ateliê artistas como: Eric
Satie, Jean Cocteau, Blaise Cendras, Léger, Lhote, Gleizes, o poeta franco-uruguaio
Jules Supervielle, o escritor Valéry Larbaud, o compositor
Igor Stravinsky, os quais eram lá encontrados ao lado dos brasileiros
Paulo Prado ,Oswald de Andrade, Vila Lobos, Sousa Lima, Di Cavalcanti, Sergio
Milliet, Rubens Borba de Morais, Brecheret e Anita Malfati. O cubismo foi um
movimento que conseguiu atingir todo o mundo. Hoje ,existem trabalhos de
cubistas norte-americanos, cubistas mexicanos e cubistas brasileiros .Esta
escola de pintura caracterizada pela decomposição e geometrização das formas
naturais num processo intelectual arbitrário é hoje um dos movimentos artísticos
mais conhecidos de todos os tempos.
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