Cubismo

Origem

     O cubismo é considerado um dos movimentos mais importantes na história da arte moderna. Este movimento artístico tem seu surgimento no século XX e é considerado o mais influente deste período. Com suas formas geométricas representadas, na maioria das vezes, por cubos e cilindros, a arte cubista rompeu com os padrões estéticos que primavam pela perfeição das formas na busca da imagem realista da natureza. A imagem única e fiel à natureza, tão apreciada pelos europeus desde o Renascimento, deu lugar a esta nova forma de expressão onde um único objeto pode ser visto por diferentes ângulos ao mesmo tempo.
O marco inicial do Cubismo ocorreu em Paris, em 1907, com a tela Les Demoiselles d''Avignon, pintura que Pablo Picasso levou um ano para finalizar. Nesta obra, este grande artista espanhol retratou a nudez feminina de uma forma inusitada, onde as formas reais, naturalmente arredondadas, deram espaço a figuras geométricas perfeitamente trabalhadas.

  Tanto nas obras de Picasso, quanto nas pinturas de outros artistas que seguiam esta nova tendência, como, por exemplo, o ex-fauvista francês – Georges Braque – há uma forte influência das esculturas africanas e também pelas últimas pinturas do pós-impressionista francês Paul Cézanne, que retratava a natureza através de formas bem próximas às geométricas.









  Retrato de D. Kahnweiler, 1910, nesta pintura Picasso retrata um amigo. A figura parece ter sido quebrada em pequenos fragmentos- assim surgiu o nome CUBISMO.
Historicamente o Cubismo se dividiu em duas fases: Analítico, até 1912, onde a cor era moderada e as formas eram predominantemente geométricas e desestruturadas pelo desmembramento de suas partes equivalentes, ocorrendo, desta forma, a necessidade de não somente apreciar a obra, mas também de decifra-la, ou melhor, analisa-la para entender seu significado. Já no segundo período, a partir de 1912, surge a reação a este primeiro momento, o Cubismo Sintético, onde as cores eram mais fortes e as formas tentavam tornar as figuras novamente reconhecíveis através de colagens realizadas com letras e também com pequenas partes de jornal.

  Na Europa está o maior número de artistas que se destacaram nesta manifestação artística, entre eles os mais conhecidos além dos precursores Pablo Picasso e Braque são: Albert Gleizes,  Fernand Léger, Francis Picabia, Marcel Duchamp, Robert Delaunay, Roger de La Fresnaye, e Juan Gris.  

 

Fases do Cubismo:

- Cubismo cézanniano (entre os anos de 1907 e 1909) - é a fase que dá início ao Cubismo. Período marcado pela forte presença das obras de Paul Cézanne.
- Cubismo Analítico (entre os anos de 1910 e 1912) - fase marcada pela união dos trabalhos criados separadamente por Picasso e Braque.
- Cubismo Sintético (entre os anos de 1913 e 1914) - fase marcada pelo uso de formas decorativas e cores marcantes.


Cubismo no Brasil

   Somente após a Semana da Arte Moderna 1922 o movimento cubista ganhou terreno no Brasil. Mesmo assim, não encontramos artistas com características exclusivamente cubistas em nosso país. Muitos pintores brasileiros foram influenciados pelo movimento e apresentaram características do cubismo em suas obras. Neste sentido, podemos citar os seguintes artistas: Tarsila do Amaral,Anita Malfatti, Rego Monteiro e Di Cavalcanti.
Anita Malfati, por exemplo, foi alvo, em 1917, durante sua primeira mostra de uma dura crítica do então crítico de arte Monteiro Lobato, o qual afirmou que o trabalho da artista se deixava seduzir pelas vanguardas europeias, assumindo, segundo ele, "uma atitude estética forçada no sentido das extravagâncias de Picasso & Cia”. Por outro lado, para o crítico Nogueira Moutinho, em 1917, "Anita Malfati já escandalizava a paulicéia provinciana com sua exposição expressionista, e Lasar Segall e Di Cavalcanti começavam a incomodar o conservadorismo vigente"(4). Ainda segundo Moutinho, Tarsila do Amaral afirmou certa vez que o cubismo "é o serviço militar da pintura", significando assim a importância que o estudo rigoroso da composição e da forma tem para o artista plástico (5).Quando Tarsila do Amaral esteve em Paris, passaram por seu ateliê artistas como: Eric Satie, Jean Cocteau, Blaise Cendras, Léger, Lhote, Gleizes, o poeta franco-uruguaio Jules Supervielle, o escritor ValéryLarbaud, o compositor Igor Stravinsky, os quais eram lá encontrados ao lado dos brasileiros Paulo Prado,Oswald de Andrade, Vila Lobos, Sousa Lima, Di Cavalcanti, Sergio Milliet ,Rubens Borba de Morais, Brecheret e Anita Malfati. O cubismo foi um movimento que conseguiu atingir todo o mundo. Hoje, existem trabalhos de cubistas norte-americanos, cubistas mexicanos e cubistas brasileiros. Esta escola de pintura caracterizada pela decomposição e geometrização das formas naturais num processo intelectual arbitrário é hoje um dos movimentos artísticos mais conhecidos de todos os tempos.
dePicasso & Cia".Por outro lado, para o crítico Nogueira Moutinho, em 1917, "Anita Malfati já escandalizava a paulicéia provinciana com sua exposição expressionista, eLasar Segall e Di Cavalcanti começavam a incomodar o conservadoris movigente"(4). Ainda segundo Moutinho, Tarsila do Amaral afirmou certa vez que o cubismo "éo serviço militar da pintura", significando assim a importância que o estudo rigoroso da composição e da forma tem para o artista plástico (5).Quando Tarsila do Amaral esteve em Paris, passaram por seu ateliê artistas como: Eric Satie, Jean Cocteau, Blaise Cendras, Léger, Lhote, Gleizes, o poeta franco-uruguaio Jules Supervielle, o escritor Valéry Larbaud, o compositor Igor Stravinsky, os quais eram lá encontrados ao lado dos brasileiros Paulo Prado ,Oswald de Andrade, Vila Lobos, Sousa Lima, Di Cavalcanti, Sergio Milliet, Rubens Borba de Morais, Brecheret e Anita Malfati. O cubismo foi um movimento que conseguiu atingir todo o mundo. Hoje ,existem trabalhos de cubistas norte-americanos, cubistas mexicanos e cubistas brasileiros .Esta escola de pintura caracterizada pela decomposição e geometrização das formas naturais num processo intelectual arbitrário é hoje um dos movimentos artísticos mais conhecidos de todos os tempos.


 



 



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